Queijo Canastra Zé Mário

Queijo Canastra Zé Mário

R$149,90
Descrição
O Queijo Canastra Zé Mário é um queijo premiado com selo de indicação e procedência. Queijo Zé Mario é artesanal de casca lisa e leite de vaca cru da Serra da Canastra. De produção pequena e demanda alta. Extensamente premiado, este queijo recebeu o reconhecimento do mercado consumidor como um queijo de excelência, atributo este precedido por dedicação, vocação, história e muito trabalho na Fazenda São Bento (ou fazenda do Zé Mário). Quem fica a cargo da conformação do queijo é a Dona Valdete. Leite de vaca cru, Canastra, São Roque, Maturação 22 à 35 dias
Calcule frete e prazo de entrega:

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

O Queijo Zé Mario pesa em torno de 1.0 a 1.1kg e possui maturação mínima de 21 dias.

Produzido pelo Sr José Baltazar, Dona Valdete e família na Fazenda São Bento em São Roque de Minas.
A Produção diária não é grande, cerca de 8 Queijos por dia, o Sr Zé Mario não quer aumentar a produção, para não perder a qualidade.

Queijo Zé Mario de casca lavada sem fungos, cor amarelo ouro, de textura cremosa e de sabor suave com pouco sal.
Por se tratar de um produto natural, o mesmo tem variação de cor, podendo apresentar casca rústica conforme a época do ano.

Premiações:
Mundial do Queijo de Tours na França em 2019: Medalha de Prata.
Várias Medalhas ouro no Estadual de Minas.

COMO MANTER SEU QUEIJO DO ZÉ MARIO EM CASA?

Ao receber o seu queijo, pode ser que ele apresenta um cheiro forte e que esteja úmido, isso é perfeitamente normal, ocorre devido o queijo ficar abafado no transporte, recomendamos leva-ló a refrigeração ate que fique firme novamente, depois é ideal que o mesmo seja lavado somente em água corrente, com uma esponja virgem.

Obs: Em estados com clima quente, a maturação deve ser feita num comodo onde possui ar condicionado.

Caso deseje Maturá-lo:

1º Passo: Retirar toda a embalagem do Queijo;

2º Passo: Acondicioná-lo em uma superfície lisa de madeira ou plástica com proteção telhada, evitando assim o contato com moscas e insetos;

3º Passo: Deve ser feita a viragem diária do Queijo a fim de uma melhor maturação;

4º Passo: Pode ser lavado a cada 2 dias com água tratada, para retirada de gorduras ou leveduras de mofos, se necessário;

5º Passo: O local de acondicionamento do Queijo, deve ser fresco e arejado evitando a exposição direta ao vento e sol, podendo ocasionar trincas e fendas na casca.

Caso não deseje Maturá-lo:

Caso deseje parar a maturação do seu Queijo do Zé Mario , deve levá-lo a refrigeração a uma temperatura de 10ºC embalado no plástico filme. Armazenar o Queijo do Zé Mario no compartimento menos frio da geladeira, utilize um recipiente fechado ou plástico filme. A temperatura baixa inibe a continuação da maturação do queijo, que tende a ficar mais firme. Por isso, antes de consumir é indicado retirar da geladeira 1 hora antes.
Conservar em vasilha plástica com tampa na parte inferior da geladeira, na gaveta de frutas.
O Queijo Zé Mario não deve ficar exposto na geladeira, pois pode ressecar.

Obs: Em estados com clima quente, a maturação deve ser feita num comodo onde possui ar condicionado.

O QUE É UM QUEIJO CANASTRA?

Só pode ser chamado queijo Canastra aquele produzido na região da serra da Canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis, por causa do TERROIR característico.

Terroir é termo francês que se lê: "terroar" e engloba em sua definição o conjunto de características de uma região delimitada onde há interações entre o ambiente físico, biológico e as práticas de produção aplicadas que resulta em produtos com características únicas dentro deste mesmo espaço.

Na produção de queijos artesanais, o clima, o tipo de gado, o tipo de pastagem, a topografia da região, a água, quantidade de chuva, luz solar, vento, umidade e a atuação humana, são fatores de extrema importância para se chegar a resultados de excelência bastante variáveis de produtor para produtor.

O queijo Canastra é conhecido por sua cor amarelada e sabor forte, levemente picante, as características do queijo não são determinadas pela forma de produção, mas pela região em que são produzidos.

O QUE É ETIQUETA DE CASEÍNA?

Trata-se de uma nova ferramenta que combaterá a falsificação de queijos e garantirá também sua procedência, o que proporcionará isso é uma proteína extraída do próprio queijo que forma uma “etiqueta de caseína” totalmente comestível. No dia 19 de fevereiro de 2019 foi lançado o uso oficial das Etiquetas de Caseína para identificação dos queijos da Canastra, que é a primeira região brasileira a utilizar oficialmente esse tipo de ferramenta de rastreabilidade.

A etiqueta, que é comestível, é elaborada a partir de uma proteína retirada do próprio leite. Ela é colocada no queijo no momento da fabricação, o que garante que somente os queijos produzidos na Região do Queijo da Canastra e que seguem o modo de produção indicado pelo regulamento de uso e possuem situação regular nos órgãos de inspeção podem utilizá-la. Ao identificar o queijo da região, o selo dificulta que produtores de outras regiões utilizem o nome Canastra indevidamente.

Os três primeiros dígitos do código contido na parte inferior da etiqueta indicam o produtor, e os cinco últimos o queijo em si. No site da Aprocan é possível digitar o código do queijo que você comprou e ter acesso às informações, garantindo ao consumidor a rastreabilidade e origem do produto.

Depoimentos do produto

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉