Queijos Canastra

(64 produtos)

VOCÊ SABE PORQUE VALE A PENA CONHECER, PROVAR E TER SEMPRE EM SUA MESA OS QUEIJOS PRODUZIDOS NA REGIÃO DA SERRA DA CANASTRA? 

VAMOS TE DAR 5 BONS MOTIVOS:

1º -
Os produtores dessa região, a maioria nascidos e criados na região, mantêm a tradição de fabricar os queijos de forma artesanal, como era há mais de 200 anos, o que garante um aspecto de textura, aroma e sabor diferenciados;

2º - Você não vai encontrar queijos parecidos com os Canastra em nenhum outro lugar, pois o "terroir" daquela região, como o clima, umidade, topografia, a água, solo, tipo de pastagem do gado em conjunto com a atuação humana, conferem aos queijos sabores únicos que só se encontram ali;

3º - O leite utilizado na fabricação dos queijos da Canastra, é o Leite Cru de Gado criado livre nos campos, ou seja, não se usa de maneira alguma leite pasteurizado, o resultado é claro: Se sente no paladar um sabor muito mais acentuado e a textura dos queijos fica muito mais encorpada;

- Ao receber um queijo da Canastra, você pode optar por deixá-lo refrigerado e parar a maturação, ou, se preferir, pode continuar a maturá-lo, deixando-o em temperatura ambiente. Pode escolher de acordo com o seu gosto, não é o máximo?!

5º Tiveram suas qualidades reconhecidas e, por isso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) os confirmaram como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.

E aí? Vale ou não a pena ter sempre um Canastra na sua mesa?

QUAL A DIFERENÇA DOS QUEIJOS CANASTRA: TRADICIONAL, REAL E MERENDEIRO?

A diferença está nos tamanhos e quantidade de leite cru usado em suas produções, sendo que o Tradicional é feito com cerca de 10 litros de leite cru e pesa cerca de 1 quilo, o Real de 5 a 6 quilos e o merendeiro  é o menor queijo produzido nesta região com cerca de 300g.

Essa diferença de tamanhos influencia diretamente tanto nas características de sabores dos queijos, como no tempo do processo de maturação.

Os queijos da canastra tradicionais e reais são disponibilizados na loja inteiros ou fracionados.

O QUE É CURA?

A cura diz respeito ao tempo de maturação do queijo. No seu estado de meia cura, o queijo tem mais ou menos 10 dias de maturação, sabor mais suave e casca e massa mais macias. Já o queijo curado, conta com mais de 22 dias de maturação e possui sabor mais marcante e casca e massa mais firmes. Ambos são deliciosos e podem ser consumidos de diversas formas e em vários acompanhamentos.

O QUE É TERROIR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO DE QUEIJOS?

Terroir é termo francês que se lê: "terroar" e engloba em sua definição o conjunto de características de uma região delimitada onde há interações entre o ambiente físico, biológico e as práticas de produção aplicadas que resulta em produtos com características únicas dentro deste mesmo espaço.

Na produção de queijos artesanais, o clima, o tipo de gado, o tipo de pastagem, a topografia da região, a água, quantidade de chuva, luz solar, vento, umidade e a atuação humana, são fatores de extrema importância para se chegar a resultados de excelência bastante variáveis de produtor para produtor.

Por isso, visando entregar a nossos consumidores os melhores produtos do nosso país, é que trabalhamoscom regiões específicas de produção de queijos.

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉