Bebidas

(26 produtos)

SABE A DIFERENÇA DE VINHO TINTO DE CORPO LEVE, MÉDIO E ENCORPADO ?

O vinho tinto de corpo leve são menos tânicos, mais ácidos e com menor teor alcoólico. O aroma de frutas vermelhas se manifestam com maior intensidade. É indicado para acompanhar pratos leves com nível moderado de acidez. Um exemplar desse tipo de vinho é o Pinot Noir.

Já o vinho tinto de corpo médio apresenta uma boa densidade, porém menor comparada aos vinhos encorpados. É um tipo de vinho com produção mais comum, sendo bastante versátil quanto à harmonizações enogastronômicas. Um belo exemplo desse tipo de vinho é o Merlot.

Por último, temos o vinho tinto encorpado, que é um tipo mais denso e intenso na cor, aroma e paladar. Vale a pena experimentar esse tipo de vinho sem pressa, já que contém geralmente um teor alcoólico acima de 13.5%. São vinhos mais encorpados, dentre outros, os Malbec, Carbenet Sauvignon e Syrah.

VANTAGENS DE SE CONSUMIR UMA CACHAÇA ARTESANAL

As cachaças artesanais são produzidas em pequenos lotes o que facilita um controle maior de qualidade e resulta em bebidas com um potente diferencial de sabor. Isto claro, quando essa produção está aliada aos cuidados de saúde pública e conhecimentos técnicos. 

Muitos amantes de boas cachaças garantem que as que são produzidas artesanalmente são perfeitas para deixar a famosa bebida "caipirinha" mais saborosa.

Além disso, a cachaça artesanal é produzida em alambiques de cobre e, segundo apontam vários estudos, este equipamento quando bem manuseado e higienizado é capaz de conferir à bebida textura, aromas e cores mais encorpadas, deixando a bebida com um sabor mais autêntico.

Por último, mas não menos importante, é que as cachaças produzidas artesanalmente possuem um teor mais baixo ou nem tem açucares, o que possibilita sentir todas as propriedades de sabores da bebidas. As cachaças industrializadas, por suas vezes, geralmente não respeitam o limite de açucares estipulados por lei, por isso muitas delas contêm a inscrição: "cachaça adoçada"!

E então, vale ou não a pena experimentar uma autêntica cachaça artesanal?

UM POUCO SOBRE HARMONIZAÇÕES DE QUEIJOS E CACHAÇAS

Para as cachaças tipo Reserva e/ou envelhecidas em tóneis de Carvalho e Castanheira, recomendamos os Queijos Curados de massa mais firme, que tendem a ter notas adocicadas, como por exemplo os Canastras "Luciano e Helena (maturação de 90 dias)" ou o "Santuário do Mergulhão (maturação de 60 dias).

Para as cachaças armazenadas em tóneis de amburanas, uma boa escolha é o Queijo Pardinho Cuesta Azul que contém fungos azuis que forma no paladar uma sensação de notas de nozes e avelã e contrasta perfeitamente com as notas adocicadas da amburana. Mas, no geral, os Queijos Minas Artesanais meia cura também combinam super bem com esse tipo de cachaça, já que a leve acidez presente nos mesmos, também contrasta muito bem com as notas adocicadas das cachaças armazenadas em amburanas.

Já as cachaças armazenadas em tonéis de madeira amendoim, têm uma flexibilidade maior em combinações, pois podem ser apreciadas com queijos meio curados ou extremamente curados. Nesta harmonização o que vale a pena fazer é acrescentar algo a mais pra realçar no paladar, como por exemplo geleias de frutas, defumadas ou com pimentas que vão ajudar amenizar o amargor desse tiipo de cachaça e formar um contraste perfeito junto com a acidez presente nos queijos.

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉