Queijo da Alagoa Tipo Parmesão Tradicional da Fazenda Bela Vista
R$ 1,78 OFF no frete

Queijo da Alagoa Tipo Parmesão Tradicional da Fazenda Bela Vista

R$54,86
Peso:

Descrição
Queijo da Alagoa Tipo Parmesão Tradicional da Fazenda Bela Vista - Queijo tipo parmesão produzido artesanalmente pela família de Claudinei Donizete de Souza, na Zona Rural de Alagoa-MG., região da Serra da Mantiqueira, com Leite Cru de Vaca, Sal, Fermento e Coalho, sendo mantidas na produção, as mesmas técnicas artesanais ao longo das décadas. A receita vem sendo passada de pai para filhos, sempre mantendo a tradição artesanal na produção, o que resulta em queijos com altíssimos critérios de qualidade, tendo rendido aos mesmos premiações importantes no Brasil e no mundo, como duas Medalhas de Ouro no Concurso Mondial du Fromage, em Tours na França, nos anos de 2019 e 2021 com a maturação de 60 dias e Medalha de Bronze no mesmo Concurso em 2019 com a maturação de 45 dias.
Calcule frete e prazo de entrega:

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

Queijo da Alagoa Tipo Parmesão Tradicional da Fazenda Bela Vista pesa em torno inteiro pesa em torno de 230gr a 265gr cada cunha, totalizando o total em torno de 950grs a 1Kg.
Metade pesa em torno de 120grs cada cunha, totalizando o total em torno de 450g a 500g.

MATURAÇÃO: mínima de 22 dias.

SABOR: Possui o sabor intenso com a textura da massa semi macia.

PRODUTOR: Claudinei Donizete de Souza

LOCALIZAÇÃO: Zona Rural de Alagoa-MG, região da Serra da Mantiqueira

INGREDIENTES: Leite Cru de Gado, Sal, Fermento e Coalho

Não contém Glúten.

Contém Lactose.

O Queijo transita bem com diversos acompanhamentos no estado meia cura, seja com um doce de leite, goiabada ou geleias e, no estado curado, acompanha bem cervejas artesanais ou vinhos tintos de corpo médio a encorpados.

As características da Serra da Mantiqueira, como o relevo, clima frio e riquezas de águas, atraíram a atenção do italiano Pascoal Poppa para a produção de um tipo de queijo famoso no seu país de origem: o queijo Parmesão.
A produção foi ganhando cada vez mais espaço na região e vários laticínios foram surgindo ao longo das décadas, sendo uma região referência na produção de queijos "tipo parmesão".

QUEIJO PARMESÃO OU QUEIJO ARTESANAL DA ALAGOA?

Parmesão é um tipo de queijo italiano, com Denominação de Origem Protegida (DOP). Para receber esse nome, o queijo precisa ser produzido nas regiões de Parma, Régia Emília, Módena, Bolonha ou Mântua. Por possuir algumas similaridades com o queijo italiano, o de Alagoa pode ser considerado como "do tipo parmesão".No Brasil o parmesão é feito em grande escala pela indústria com leite pasteurizado, com conservante e corante. No parmesão, o período de maturação, também chamado de "cura", precisa durar no mínimo de 6 a 12 meses (alguns ultrapassam dois anos).

O Queijo da Alagoa é artesanal feito com leite cru, é um queijo vivo que continua evoluindo e se transformando, feito em pequenas quantidades, sem conservante, sem corante. Outra grande diferença é a maturação, o Queijo Artesanal Alagoa pode ser cosumido a partir de cinco dias de maturação, bem fresquinho. E o grande diferencial é o terruá que torna o Queijo Artesanal Alagoa único, ímpar e singular”. O Queijo Artesanal Alagoa é patrimônio histórico, cultural, municipal registrado no IEPHA/MG.

COMO CONSUMIR SEU QUEIJO ARTESANAL ALAGOA BELA VISTA?

Por seu sabor intenso e delicioso, o queijo Alagoa pode ser ralado, é muito utilizado no acompanhamento de molhos de tomate, massas, gratinados e risotos. Para uma experiência mais inovadora, coma o Queijo Alagoa na sua textura mais curado, em lascas, também fica ótimo acompanhado de frutas como o melão, o damasco, o figo e a pêra.

É um queijo que se harmoniza com tudo: cafezinho, doce de leite, goiabada, geleias, azeite, tomatinho seco; cortado em fatias com pão francês, em cubinhos com azeite e orégano, no estado curado, acompanha bem cervejas artesanais ou vinhos tintos de corpo médio a encorpados.

COMO CONSERVAR SEU QUEIJO ARTESANAL ALAGOA BELA VISTA EM CASA?​

Se quando o queijo chegar em sua casa, ele estiver soltando soro ou manteiga lave o queijo em água corrente , enxugue-o com papel toalha. Isso é normal acontecer principalmente com o queijo meia cura e em temperaturas mais quentes.

A maneira de conservar o Queijo Artesanal Alagoa vai depender do objetivo que se busca.

Se você pretende conservá-lo mais próximo da maneira como o adquiriu, você poderá guardá-lo em uma vasilha de plástico ou envolve-lo em um filme plástico e colocá-lo na parte de baixo da geladeira, onde é menos frio. Porém é bom saber que o processo de maturação nesse caso será mais lento, porém, o queijo continua seu processo natural de maturação devido aos microrganismos que estão presentes na casca e em seu interior. A temperatura ideal é de 8 a 12 graus. Você também poderá revestir o Queijo Alagoa com papel manteiga, neste caso poderá haver uma desidratação do queijo, pois o ambiente da geladeira provocará o seu ressecamento. Para evitar que isto ocorra cubra-o com um tecido umedecido ou coloque uma vasilha de água dentro da geladeira para manter a umidade.

Maturando em temperatura ambiente:

Se o seu objetivo é maturar, coloque o queio em um maturador (O queijo Alagoa é ideal para este fim) você poderá fazê-lo em casa em um ambiente protegido de luz solar direta e no local mais fresco que puder. Vá revirando o queijo a cada dois ou três dias e não se esqueça de protegê-lo de insetos. Maturação é um processo natural de transformações químicas e físicas que ocorrem no queijo alterando o aroma, textura e sabor. O tempo de maturação ou cura vai depender do gosto de cada consumidor, quanto mais tempo o queijo curar, maiores serão a transformação. Portanto mais picante e “forte” será o sabor e aroma e mais dura a sua consistência. Dependendo do fungo colonizador, da temperatura, umidade e tamanho do seu queijo ele poderá ficar com consistência cremosa, quebradiça, granulosa ou dura. O tempo médio vai de 30 a 180 dias de maturação, mas nada impede de maturar por mais tempo, podendo chegar a um ano. No final do processo, seu queijo apresentará uma fina camada branca ou esverdeada sobre a casca, isso é normal, são os fungos colonizadores que promoveram a maturação. Ao consumi-lo você poderá raspar com uma faca, passar um papel toalha umedecido ou mesmo lavá-lo com água e uma bucha nova para retirar o mofo superficial.

Maturando em Azeite Extra Virgem:

Utilize um recipiente que caiba o seu queijo e cubra-o com azeite extra virgem de qualidade, coloque ervas aromáticas de sua preferência, orégano, alecrim, tomilho e tampe-o. Deixe em imersão por 30 dias, depois retire o queijo e limpe o excesso de azeite com um papel toalha e consuma. Você também pode maturar o queijo com azeite pincelando a casca com um pincel e revirando-o diariamente por 30 dias. ​

Depoimentos do produto

  • Chegou bem?

    Sim. O queijo chegou bem. Um pouco cansado da longa viagem. Estava bem suado.
    Coloquei para curar, mas acho que não vai dar tempo. Vou devorar ele antes.
    Muito bom.



    Paulo w. (Campinas - SP) (02/04/2024)
  • Chegou bem?

    O produto chegou bem, é bem saboroso.
    Estou seguindo vossa orientação para maior maturação.
    Obrigado!



    Saide J. (Valinhos - SP) (22/02/2024)

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉