Queijo do Serro Maria Nunes
R$ 15,54 OFF no frete

Queijo do Serro Maria Nunes

R$79,78
Peso:

Descrição
Queijo do Serro Maria Nunes - Apresenta casca florida com presença de Mofo Branco (mofo este que pode ser menos presente dependendo da época do ano) , massa macia e amanteigada e sabor levemente picante no começo e amendoado no final. Uma explosão deliciosa ao paladar!
Uma ótima sugestão de acompanhamento é com uma boa cachaça artesanal, preferencialmente de armazenagem em tonéis de carvalho e ou castanheira ou com vinhos brancos de intensidade baixa ou média.

Queijo Tetra Campeão no Concurso Mondial du Fromage, na França, sendo 3 Medalhas de Prata e mais recentemente Medalha de Ouro no Concurso de 2023 com a maturação de 50 dias.
Calcule frete e prazo de entrega:

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

Peso: Entre 300g e 350g o tamanho merendeiro e entre 650g a 700g o tamanho tradicional.

MATURAÇÃO : Mínima de 30 dias.

PRODUTOR : Christiane Sena Brandão

LOCALIZAÇÃO : Fazenda Maria Nunes, Município de Santo Antônio do Itambé-MG, região do Serro.

INGREDIENTES : Sal, o Pingo, o Coalho e o Leite Cru de gado

CASCA : Rustica, florida e rugosa, com presença de Mofo Branco

CONSISTÊNCIA : Massa macia e amanteigada

SABOR : Suave, levemente picante no começo e amendoado no final.

PREMIAÇÃO : Medalha de Bronze no "III e IV Prêmio Queijo Brasil",
2 Medalhas de Prata no "Mundial do Queijo do Brasil"
3 Medalhas de Prata e 1 de Ouro no concurso "Mondial du Fromage", na França 2019, 2021 e 2023

O Queijo Maria Nunes é produzido por Christiane Sena Brandão na Fazenda Maria Nunes, Município de Santo Antônio do Itambé-MG, região do Serro.

Com uma equipe formada somente por mulheres, toda a produção desse Queijo passa pela supervisão delas juntamente com Christiane que é a 5ª geração produtora de queijo na famíla, sendo que a tradição artesanal de seus antecedentes foi algo que ela faz questão de manter.

O Queijo é produzido artesanalmente em pequenos lotes com Leite Cru do Gado Girolanda e raças cruzadas, Sal, Pingo e Coalho. Possui maturação mínima de 30 dias. E, devido o terroir da região, após o processo de cura este Queijo do Serro apresenta casca florida com presença de Mofo Branco (mofo este que pode ser menos presente dependendo da época do ano) , massa macia e amanteigada e sabor suave, levemente picante no começo e amendoado no final. Uma explosão deliciosa ao paladar!

A qualidade do Queijo foi reconhecida nacionalmente e internacionalmente, tendo sido premiado com Medalha de Bronze no "III e IV Prêmio Queijo Brasil", duas Medalhas de Prata no "Mundial do Queijo do Brasil" e recebido Medalha de Prata no último concurso "Mondial du Fromage", na França (2019), prêmio este concorrido com mais de 900 queijos de mais de 20 países.

Uma ótima sugestão de acompanhamento é com uma boa cachaça artesanal, preferencialmente de armazenagem em tonéis de carvalho e ou castanheira ou com vinhos brancos de intensidade baixa ou média.

COMO MANTER SEU QUEIJO DO SERRO MARIA NUNES EM CASA?

Quando o Queijo Maria Nunes chegar em sua casa, é normal ele apresentar um cheiro forte e que esteja úmido e/ou mole, isso ocorre devido o queijo ficar abafado no transporte havendo o crescimento maior dos fungos que crescem com o calor.

Ao chegar em sua casa, o queijo do Serro Maria Nunes deve ir direto para geladeira, sendo que antes de retirá-lo da embalagem e cortá-lo, recomendamos levá-lo à refrigeração por cerca de 2 horas até que fique firme novamente. Após esse tempo o Queijo deve ser retirado da embalagem para respirar.

É normal o aparecimento de manchas em tonalidades diferentes. A casca do queijo pode ser consumida normalmente.

Para a maturação, o queijo deve ser colocado em um maturador ou manter em tábuas, deve ficar tampado com um tecido limpo e fino, protegendo de possíveis moscas, insetos e corrente de ar que pode ressecar a casca do Queijo. Deve ser virado diariamente para que tenha uma maturação uniforme. Quanto maior for a maturação do Queijo mais forte o sabor.

Obs.: Em Estados com clima muito quente, a maturação deve ser feita num cômodo onde possui ar condicionado com uma temperatura de, no máximo, 20ºC.

Você pode armazenar o Queijo em refrigeração se desejar manter a textura e estabilizar a maturação, enrolando-o em um papel manteiga em uma vasilha com tampa e colocando-o na parte de baixo da geladeira, virando diariamente e observando com cuidado se não há incidência de umidade. Depois de um tempo se perceber que o Queijo está úmido dentro da geladeira, deixe-o em temperatura ambiente em local fresco e arejado coberto com um pano fino para ele respirar por um tempo. Ele vai voltar ao normal e a textura vai estar maravilhosa, extremamente macio.

O Queijo com fungos/casca florida não pode ser lavado.

O Queijo com fungos se torna um Queijo mais sensível que requer mais cuidados.

Este é um Queijo que pode sofrer alteração na casca durante as mudanças de estações inverno/verão, podendo ficar com mais ou com menos mofo branco.

Depoimentos do produto

  • Chegou bem?

    Bom dia ! ! !
    O queijo chegou muito bem.
    Produto acima do esperado, muito delicioso mesmo.
    Atendimento nota 10 ! ! !
    Sds/Ettore



    Ettore G. (Belo Horizonte - MG) (23/08/2024)
  • Chegaram bem...

    Queijo Maria Nunes, excelente
    Atendimento ótimo
    Muito obrigado



    José Ed. (Amparo - SP) (18/08/2023)

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉