Kit Super Ouro 2024- Três Queijos Campeões Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil
R$ 4,92 OFF no frete

Kit Super Ouro 2024- Três Queijos Campeões Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil

Preço do Conjunto: R$329,00

Descrição

ALGUNS QUEIJOS DO KIT EM PRODUÇÃO. ENVIAREMOS PARA VOCÊ NO PRÓXIMO DIA 08.11.24.



Comprando os 3 Queijos juntos nesse kit você economiza 58,00. Adquira já o seu!


Kit com três queijos da Canastra que ganharam a medalha Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024


- Queijo da Canastra Irmãos Faria


- Queijo da Canastra Johne


- Queijo da Canastra Jacob

Calcule frete e prazo de entrega:

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

PESO: Cada queijo pesa aproximadamente 1kg cada.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

CONTÉM LACTOSE.

QUEIJO DA CANASTRA IRMÃOS FARIA:

Queijo tradicionalmente produzido de forma artesanal na região da Serra da Canastra. Possui casca amarela lisa com a massa branca de textura firme, amanteigada e sem trincas.
As características de sabor e textura, fazem com que este seja um Queijo bastante versátil, sendo que, dependendo do seu estado de cura, é um ótimo acompanhamento para simplesmente um cafezinho passado na hora, como também para incrementar massas ou ainda ser degustado com doces, geleias, méis, vinhos ou bebidas destiladas.
É produzido por Rildo de Oliveira Faria e sua família, na região denominada Batatas, zona rural do Município de São Roque de Minas, região da Serra da Canastra.

É feito hoje tradicionalmente como era há mais de 200 anos, com leite cru prensado à mão (cerca de 10 litros para cada queijo de aproximadamente 1kg) e, devido o "terroir" da Canastra, como o clima, umidade, tipo de pastagem e outros fatores, dá-se a cor amarelo ouro na casca com a massa firme, amanteigada e sabor suave com uma leve acidez típica dos queijos produzidos na região.

O Queijo pesa aproximadamente 1kg e possui maturação mínima de 22 dias.


QUEIJO DA CANASTRA JOHNE:

O Queijo Canastra do Johne é produzido na região da Canastra desde 1975, em Vargem Bonita na Fazenda Capivara. É um clássico Queijo Minas Artesanal de leite cru e de casca lavada.
O Queijo do Johne pesa em torno de 1.0kg no tamanho tradicional, em torno de 250g no tamanho cunha e em torno de 500g no tamanho metade.

MATURAÇÃO : mínima de 21 dias.

CASCA : Fina, amarelo ouro, sem trincas

CONSISTÊNCIA : Tendência macia, de natureza “amanteigada”

SABOR : forte, levemente picante

LOCALIZAÇÃO : Fazenda Capivara, Vargem Bonita.

PRODUTOR : Johne de Castro

Leite de vaca cru, Casca lavada, Sem Mofo

O Queijo do Johne canastra é um queijo de sabor mais forte, por isso como acompanhamento, um belo vinho igualmente forte é o mais recomendado. Ambos harmonizam uma boa acidez, para limpar o paladar e tornar seu queijo mais saboroso ainda.

A história do queijo do Johne é antiga, a receita é feita há mais de 4 gerações na família de Johne de Castro, veterinário natural de Vargem Bonita. O curral é impecável, tudo lavado depois da ordenha. As vacas não são separadas de suas crias. Os bezerros mamam para garantir a descida do leite sem aplicar hormônios sintéticos, da forma mais natural possível, através de uma janelinha que abre pra cada cria ao longo da ordenha mecânica. Os queijos são prensados no pano, de leite cru, seguindo a receita tradicional da Canastra.

Aliado às técnicas e boas práticas de higiene exigidas na produção, o queijo é produzido seguindo os mesmos padrões de família de geração em geração, com os quatro ingredientes básicos: Leite Cru ( do Gado criado solto no pasto, das raças Caracu e Jersey) , Sal, Pingo e Coalho. E, devido o "terroir" da região (clima, tipo de gado, tipo de pastagem, topografia, água pura, umidade, etc...), após ser maturado, o queijo apresenta casca de cor amarelo ouro com resquícios de Mofo Branco, massa macia, amanteigada e sabor suave com acidez moderada típica do queijos produzidos na região da Canastra.


QUEIJO DA CANASTRA JACOB:

O Queijo Canastra do Vivaldo Fazenda Jacob é produzido na Fazenda Jacob, pelas mãos dos mestres-queijeiros Dhaniella e Vivaldo. É o verdadeiro queijo Canastra tradicional, queijo de casca amarela lisa e branco por dentro, curado, de sabor cremoso e leve. No inverno, tende a ficar com a casca mais rústica e resquícios de mofo branco. Este é um Queijo bem versátil, que transita bem em diversos pratos da culinária brasileira, como em massas, pães de queijo, com geleias ou casadinho com um doce de leite e também ideal para acompanhar uma cerveja gelada, cachaça ou vinho e até mesmo um delicioso cafezinho quente feito na hora. É só usar a imaginação porque opções não faltam com essa delícia lá da Canastra!
Peso: Aproximadamente 1kg a peça inteira, aproximadamente 500g no tamanho "metade" e aproximadamente 250g no tamanho "cunha"

Maturação: mínima de 22 dias

A consistência do queijo da canastra tradicional é firme por fora e por dentro, de natureza amanteigado, compacto, e cor branco amarelado.

A Fazenda está localizada a 780 metros de altitude, no município de São Roque de Minas.

O rebanho dos produtores é composto basicamente da raça Holandesa e de alguns exemplares de “jerseylando”.




O QUE É UM QUEIJO CANASTRA?

Só pode ser chamado queijo Canastra aquele produzido na região da serra da Canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis, por causa do TERROIR característico.

Terroir é um termo francês que se lê: "terroar" e engloba em sua definição o conjunto de características de uma região delimitada onde há interações entre o ambiente físico, biológico e as práticas de produção aplicadas que resulta em produtos com características únicas dentro deste mesmo espaço.

Na produção de queijos artesanais, o clima, o tipo de gado, o tipo de pastagem, a topografia da região, a água, quantidade de chuva, luz solar, vento, umidade e a atuação humana, são fatores de extrema importância para se chegar a resultados de excelência bastante variáveis de produtor para produtor.

O queijo Canastra é conhecido por seu sabor forte, levemente picante, sendo que as características do queijo não são determinadas pela forma de produção, mas sim pela região em que são produzidos.

A Serra da Canastra é uma região única do Estado de Minas Gerais. Formada pelos maciços da Canastra e da Babilônia, ela abrange cerca de 8.000 km2, no extremo Sudoeste do Estado, entre o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas Gerais. Nela encontram-se as nascentes do rio São Francisco (o rio da integração nacional, ou mineiramente chamado de Velho Chico), do rio Araguari (que perpassa o Triângulo Mineiro, desaguando no rio Grande, que por sua vez compõe a Bacia Transnacional do Rio Paraná) e inúmeros afluentes que compõem as bacias hidrográficas do rio São Francisco e rio Grande. Já a 15 quilômetros da sua nascente histórica, o rio São Francisco forma a cachoeira Casca D’anta, com 186 metros de altura, sendo a segunda cachoeira mais alta do Estado de Minas Gerais. Esta serra possui um formato retangular, que se assemelha a uma “canastra”, que nada mais é que um baú de couro cru e madeira, utilizado pelos tropeiros para o transporte de produtos e pertences nas viagens de maior duração, daí o nome Serra da Canastra.

O QUE É PINGO

Produto oriundo da coagulação do leite para produção do queijo, o pingo é o fermento lácteo natural de cada fazenda com características próprias. Ele representa todo o impacto do terroir e dos aspectos microbiológicos específicos da fazenda na produção de queijo reunindo suas principais características. Como é característico de cada fazenda produtora, pode ser chamado de “biblioteca biológica” da queijaria, uma vez que armazena os principais agentes que determinarão aroma, sabor e textura do queijo.

COMO MANTER SEUS QUEIJOS DA CANASTRA EM CASA?

Ao receber em casa os seus Queijos, pode ser que eles apresentem um cheiro forte e que estejam úmidos ou moles, isso é perfeitamente normal, ocorre devido os queijos ficarem abafados no transporte, por isso, antes de retirá-los da embalagem e cortá-los, recomendamos levá-los à refrigeração por cerca de 2 horas até que fique firme novamente.

CASO DESEJE MATURÁ-LOS:

1º Passo: Retirar toda a embalagem dos Queijos;

2º Passo: Acondicioná-los em uma superfície lisa de madeira ou plástica com proteção telada, evitando assim o contato com moscas e insetos;

3º Passo: Deve ser feita a viragem diária dos Queijos a fim de uma melhor maturação;

4º Passo: O local de acondicionamento dos Queijos, deve ser fresco e arejado evitando a exposição direta ao vento, podendo ocasionar trincas e fendas na casca.

Obs.: Em Estados com clima quente, a maturação deve ser feita num cômodo onde possui ar condicionado com uma temperatura de, no máximo, 20ºC.


CASO NÃO DESEJE MATURÁ-LOS:

Caso deseje manter a textura e estabilizar a maturação, você pode conservá-los sob refrigeração enrolados em um papel manteiga em uma vasilha com tampa, na parte de baixo da geladeira, virando diariamente e observando com cuidado se não há incidência de umidade, caso ocorra deixe-o em local fresco e arejado coberto com um pano fino para ele respirar por um tempo. Ele vai voltar ao normal e a textura vai estar maravilhosa, extremamente macio.

ATENÇÃO: O Queijo com mofo branco não é lavado a fim de continue o processo natural de proliferação das bactérias responsáveis pelo sabor e textura desses tipos de Queijos.
Os Queijos com fungos são mais sensíveis e requerem mais cuidados, a fim de que não fiquem amargos e com isso tenham que ser descartados.
Com o tempo ele irá perder o fungo penicillium, mofo branco, pois o fungo necessita de umidade natural do queijo para sobreviver. Caso isso ocorra, o Queijo também poderá ser consumido normalmente.

Depoimentos do produto

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉