Queijo Canastra Pingo de Amor

Queijo Canastra Pingo de Amor

R$41,12
Peso:

Descrição
O Queijo Canastra Pingo de Amor é feito com leite cru do rebanho de vacas Caracu e Girolanda criadas livres no pasto. Durante o processo de maturação, o Queijo Pingo de Amor sofre variações peculiares passando pelo amarelo ouro de massa macia ao mofado com fungos brancos naturais, que formam uma casca branquinha, crocante, massa cremosa e, devido o sal estar presente de forma equilibrada, resulta num sabor suave ao mesmo tempo que acentuado.
Calcule frete e prazo de entrega:

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

O Queijo Pingo de Amor pesa em torno de 1kg o tamanho tradicional inteiro, em torno de 250g no tamanho fracionado de cunha (1/4) e em torno de 500g no tamanho fracionado de metade (1/2).

MATURAÇÃO: Mínima de 21 dias

CASCA : Branquinha, crocante, mofado com fungos brancos naturais

CONSISTÊNCIA : Massa cremosa

SABOR : suave, ao mesmo tempo que acentuado, com leve acidez

LOCALIZAÇÃO : Fazenda Baixada do Rancho

PRODUTOR : Lucilha

PREMIAÇÕES : Possui premiações importantes, como a Medalha de Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024, Medalha de Bronze no II Prêmio Queijo do Brasil, Prata no IV Prêmio Queijo Brasil, Ouro no VII Prêmio Queijo Brasil 2024 e Triplo Prata no Mondial du Fromage 2019 (França).

Nem todo Canastra é de casca amarela, o Queijo Pingo de Amor é um Queijo com mofo branco. Tal mofo, também é chamado de "mofo do bem", por se tratar de um fungo natural rico em probiótico.

Este Queijo é produzido de forma artesanal, na fazenda Baixada do Rancho, no município de São Roque de Minas, por Lucilha e seu marido André. Para Lucilha tudo começou muito cedo, quando ela ainda era criança ela ajudava sua mãe nos afazeres do queijo. Com 8 anos de idade já sabia fazer a ordenha das vacas de forma manual. Na Fazenda são produzidos 20 peças diárias de aproximadamente 1 Kg. Para cada Kg de Queijo Pingo de Amor produzido são necessários 12 litros de leite cru, recém ordenhado.

O tempo máximo aguardado do ínicio da ordenha até a produção são três horas, não podendo exceder para garantir a qualidade e maturação perfeita. Feita a distribuição nas fôrmas, são prensados manualmente, cada peça, com cuidado e carinho, mantendo assim o grão preservado sem grandes perdas de proteína e consequentemente sabor. A partir desse processo é realizado a salga, e então só no terceiro dia a retirada da fôrma.

Toda noite Lucilha visita a produção mais uma vez para fazer a viragem, a segunda salga e coletar o pingo, tudo feito com muito amor.
O queijo Pingo de Amor é produzido a partir do leite cru de vacas girolando, holandesa e caracu, uma mistura de raças, contribuindo com um leite de qualidade que influencia diretamente no resultado final. As vacas são livres de hormônio, e alimentação fermentada.

COMO ARMAZENAR SEU QUEIJO PINGO DE AMOR EM CASA?

Quando o Queijo canastra Pingo de amor chegar em sua casa, é normal ele apresentar um cheiro forte e que esteja úmido, isso ocorre devido ao queijo ficar abafado havendo o crescimento maior dos fungos termofilas que crescem com o calor.
É normal o aparecimento de manchas em tonalidades diferentes além do branco, surge também o vermelho, amarelo, laranja com rosa. A casca do queijo pode ser consumida normalmente.

Ao chegar em sua casa, o queijo Pingo de Amor deve ir direto para geladeira, depois ser retirado da embalagem.
Para a maturação, o queijo deve ser colocado em um maturador ou manter em tábuas, deve ficar tampado com um tecido limpo e fino, protegendo de possíveis moscas, insetos e corrente de ar que pode ressecar a casca do Queijo. Deve ser virado diariamente para que tenha uma maturação uniforme. Quanto maior for a maturação do Queijo mais forte o sabor.

Obs.: Em Estados com clima muito quente, a maturação deve ser feita num cômodo onde possui ar condicionado com uma temperatura de, no máximo, 20ºC.

Vc pode armazenar em refrigeração, se desejar manter a textura e estabilizar a maturação, enrolado em um papel manteiga em uma vasilha com tampa, na parte de baixo da geladeira, virando diariamente e observando com cuidado se nao há incidência de umidade, caso ocorra deixe-o em local fresco e arejado coberto com um pano fino para ele respirar por um tempo. Ele vai voltar ao normal e a textura vai estar maravilhosa, extremamente macio.

O Queijo com mofo branco não é lavado para a proliferação das bactérias.
O Queijo com fungos se torna um Queijo Canastra mais sensível que requer mais cuidados.
Com o tempo ele irá perder o fungo penicillium, mofo branco, pois o fungo necessita de umidade natural do queijo para sobreviver.

O QUE É UM QUEIJO CANASTRA?

Só pode ser chamado queijo Canastra aquele produzido na região da serra da Canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis, por causa do TERROIR característico. Terroir é termo francês que se lê: "terroar" e engloba em sua definição o conjunto de características de uma região delimitada onde há interações entre o ambiente físico, biológico e as práticas de produção aplicadas que resulta em produtos com características únicas dentro deste mesmo espaço.
Na produção de queijos artesanais, o clima, o tipo de gado, o tipo de pastagem, a topografia da região, a água, quantidade de chuva, luz solar, vento, umidade e a atuação humana, são fatores de extrema importância para se chegar a resultados de excelência bastante variáveis de produtor para produtor.

O Queijo da canastra é composto pelo clima, água ,solo, pastagem, características do gado e pelas mãos do queijeiro, trazendo a cada peça características únicas, sabor, textura, aroma, cores e tamanhos. Nem todo Canastra é de casca amarela, o Queijo Pingo de Amor é um queijo com mofo branco. O mofo do bem, por se tratar de um fungo natural, é rico em probioticos e nutrientes, contribuindo muito no sistema imunológico do nosso organismo.


O QUE É ETIQUETA DE CASEÍNA?

Trata-se de uma nova ferramenta que combaterá a falsificação de queijos e garantirá também sua procedência, o que proporcionará isso é uma proteína extraída do próprio queijo que forma uma “etiqueta de caseína” totalmente comestível. No dia 19 de fevereiro de 2019 foi lançado o uso oficial das Etiquetas de Caseína para identificação dos queijos da Canastra, que é a primeira região brasileira a utilizar oficialmente esse tipo de ferramenta de rastreabilidade.

A etiqueta, que é comestível, é elaborada a partir de uma proteína retirada do próprio leite. Ela é colocada no queijo no momento da fabricação, o que garante que somente os queijos produzidos na Região do Queijo da Canastra e que seguem o modo de produção indicado pelo regulamento de uso e possuem situação regular nos órgãos de inspeção podem utilizá-la. Ao identificar o queijo da região, o selo dificulta que produtores de outras regiões utilizem o nome Canastra indevidamente.

Depoimentos do produto

GANHE 5% OFF

Cadastre-se em nossa newsletter, receba novidades e GANHE 5% de desconto em sua primeira compra. O Cupom será enviado em seu email

Converse conosco via Whatsapp!
Otimizando sua experiência 😉